Vadio

Vilarinho do Bairro, Anadia

Apresentação
O VADIO está situado na aldeia da Poutena na região da BAIRRADA. Trata-se de um projeto pequeno e familiar que tem como elemento essencial a recuperação das castas tradicionais e a produção de autênticos vinhos DOC BAIRRADA. Temos duas parcelas de vinha totalmente distintas e um antigo armazém que adaptámos de uma forma muito simples para a produção de vinho. Os nossos vinhos apresentam um estilo clássico que pretende respeitar a autenticidade da região e o caráter das castas que lhe dão origem.

História

Para a adega aproveitámos um antigo armazém que em tempos serviu como farmácia agrícola para os agricultores da região. Em termos de tecnologia, instalamos apenas o necessário para garantir um controlo eficaz da fermentação. Os vinhos brancos fermentam e estagiam em depósitos de inox. Os vinhos tintos fermentam em lagares ou em depósitos de pequena capacidade e terminam com um estágio de pelo menos 18 meses em barrica. Os espumantes são feitos de acordo com o método clássico, tendo um período de estágio mínimo de 12 meses em contacto com as leveduras após segunda fermentação.

Aspectos Diferenciadores

Em pleno Vale do Forno, temos instaladas duas pequenas parcelas de vinha com condições geológicas e edáfo-climaticas completamente distintas entre si, mas que permitem explorar todo o potencial enológico desta grande região.
Praticamos uma viticultura assente na sustentabilidade através de um modo de produção integrada, protegendo a biodiversidade da região. Acreditamos que assim podemos conceder uma maior autenticidade e caráter aos nossos vinhos. Recorremos à mão de obra familiar e ocasionalmente alguns trabalhadores rurais locais, possibilitando um melhor aproveitamento e desenvolvimento dos recursos e capacidades da região.
O maneio de cada parcela é planeado e realizado atendendo às diferentes composições de solo e castas, em conjunto com o resto dos fatores vitícolas, a fim de chegar a uma completa e equilibrada maturação com a personalidade própria de cada terreno e casta.
Vadio Branco 2016
Prémios
 
0 Prémios
Vadio Branco 2016
Branco
Vadio Tinto 2014
Prémios
 
0 Prémios
Vadio Tinto 2014
Tinto
Grande Vadio Tinto 2013
Prémios
 
0 Prémios
Grande Vadio Tinto 2013
Tinto
3 Vinhos
Contactos
Vadio
Manuel Dinis Jesus Patrão
Rua da Saraiva, 7
3780-594 Vilarinho do Bairro

Telefone: 231959367
Telemóvel: 913036846
E-mail: geral@vadio.pt
Web: http://www.vadio.pt

Coordenadas: N: 40º24'59, W: 8º34'11
Como chegar até nós
Insira a sua localização
Deixe o seu comentário
Onde Ficar Alojamento na Bairrada
Palace Hotel do Bussaco
Luso, Mealhada
O último palácio dos Reis de Portugal transformado no hotel mais lendário de Portugal, e num dos mais belos e históricos hotéis do mundo, bastião da...
Curia Clube - Apartamentos Turísticos
Tamengos, Anadia
Apartamentos turísticos para férias, habitação secundária bem no coração da Curia onde a tranquilidade predomina.
Alegre Hotel Bussaco
Luso, Mealhada
O Hotel Alegre é um boutique hotel histórico, familiar e intimista, localizado nas Termas de Luso, no sopé da romântica Mata do Buçaco, um refúgio de...
Quinta de São Lourenço
São Lourenço do Bairro, Anadia
A Casa da Quinta de S. Lourenço, integrada numa exploração agrícola, desfruta de uma paisagem característica da região demarcada da "Bairrada",...
  • Instituição
  • Desenvolvido por