Voltar

Espaço Bairrada - Wine Tourism and Passion Store

Tamengos, Anadia

Apresentação
O edifício da estação de caminhos-de-ferro da Curia, foi cedido á associação Rota da Bairrada pela Câmara Municipal de Anadia, com o objectivo de reaproveitar este monumento histórico e de criar um espaço de promoção da região Bairradina, tendo sido inaugurado a 17 de Abril de 2010.
Desde então tem a sua porta aberta a visitantes que poderão apreciar quer o monumento assim como os produtos promocionais da região da Bairrada.

Download de documentos

Particularidades

Actualmente é possivel visitar este espaço com o traço original, encontrando-se intactos todos os azulejos e compartimentos, assim com as diferentes salas de espera e os bancos de Madeira que as compunham.

Observações

O antigo edifício de passageiros é constituído por um rés-do-chão com 38,50 metros de comprimento e por 9,20 metros de largura, onde se alojavam os compartimentos necessários ao serviço da estação, tais como alas para despacho e arrecadações de bagagens, secção de turismo, tabacaria e telefones, gabinetes para o chefe da estação, telégrafo, instalações sanitárias e bilheteiras com grades de ferro forjado para a defesa dos postigos.
Comportava ainda salas de espera, uma de primeira e segunda classe e outra para os passageiros que viajavam em terceira classe, mobiladas e ornamentadas com originalidade, arte e conforto. Possui ainda um elegante vestíbulo com pavimentos de mármore como sobre-portas e lindos quadros de azulejos recortados, da autoria do pintor, ceramista e desenhador Jorge Barradas.
Este monumento data de 1944 e trata-se de um projecto da autoria do arquitecto Cottinelli Telmo, um dos nomes mais marcantes da arquitectura do início do estado novo.
Cottinelli Telmo era um dos projectistas da companhia dos caminhos de Ferro Portugueses, formado na Escola Superior de Belas Artes, iniciou a sua carreira concebendo projectos para os Caminhos-de-Ferro, de que a estação da Curia e a remodelação da estação do Rossio são exemplos.
Da mesma forma viria a ser um dos principais responsáveis pela Exposição do Mundo Português (1940) e autor da cidade universitária de Coimbra (1943-48).Os painéis em azulejo da estação da Curia foram concebidos por Jorge Barradas, produzidos em 1945 na fábrica ?Viúva Lamego?, onde ele próprio os pintou.
Apresentam cenas campestres e mostram a intenção do reacender de uma mítica ruralista. São painéis de azulejo recortado, que têm a figura humana como centro da composição. Estas cenas campestres policromadas são cercadas por uma moldura padrão, inspiradas em molduras congéneres do azulejo historiado de setecentos no seu recorte ondulante, e motivos ornamentais de puttis, vasos com flores e colunas torsas.

Características

Acesso ao Recurso
A pé
Automóvel privado
Autocarro turístico
Mini-Autocarro de turismo
Actividades desenroladas dentro do recurso turístico
Compra de Artesanato
Estudos e Pesquisas
Realizaçao eventos
Tirar fotografias e filmar
Contactos
Espaço Bairrada - Wine Tourism and Passion Store
Edifício da estação da Curia
Largo da Estação
3780-541 Tamengos
Curia
Telefone: 231503105
E-mail: geral@rotadabairrada.pt
Web: www.rotadabairrada.pt
Coordenadas: N: 40º25'28, W: 8º27'23
Como chegar até nós
Insira a sua localização
Horários
Horário de inverno:
10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00

Horário de Verão
10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00
Deixe o seu comentário
Onde Ficar Alojamento na Bairrada
Curia Clube - Apartamentos Turísticos
Tamengos, Anadia
Apartamentos turísticos para férias, habitação secundária bem no coração da Curia onde a tranquilidade predomina.
Curia Palace, Hotel, SPA & Golf
Tamengos, Anadia
A maior experiência de resort histórico de Portugal. Convenientemente localizado à saída da A1 na Mealhada, um dos mais belos e lendários hotéis de...
Hotel Cabecinho
Arcos, Anadia
Hotel moderno com situação privilegiada na região do Vinho e do famoso Leitão à Bairrada.
Conforto, intimidade, eficiência e bom acolhimento é o...
Hotel das Termas da Curia
Tamengos, Anadia
Belíssimo Resort com Hotel, TermaSpa e Parque arborizado.

É através dos 5 sentidos que o convidamos a experienciar todas as nossas ofertas...
  • Instituição
  • Desenvolvido por