Voltar

Museu Nacional Machado de Castro

Sé Nova, Coimbra

Apresentação
O Museu Nacional Machado de Castro abriu ao público em Outubro de 1913, tendo sido elevado à categoria de Museu Nacional no ano de 1965. Depois de uma requalificação recente é possível conhecer o Criptopórtico romano de Aeminium.

Observações

O conjunto dos seus edifícios foi classificado em 1910 como Monumento Nacional. O antigo Paço Episcopal assenta sobre o Criptopórtico do fórum de Aeminium, datado do século I d.c., constituindo a mais significativa construção romana conservada em território nacional.
Os diversos edifícios foram sendo erguidos ao longo dos séculos XII-XVIII, com a função de servir como residência episcopal. Das suas várias remodelações, destacam-se os vestígios de parte do claustro românico do período "Condal" (c. 1100-1140), a sua clássica e harmoniosa "Loggia" dos finais do séc. XVI e o templo barroco de São João de Almedina, construído entre os finais do século XVII e os inícios do seguinte.
O nome do Museu foi adoptado como forma de homenagear um dos maiores vultos da escultura nacional. Com efeito, Joaquim Machado de Castro (1731-1822) nasceu próximo de Coimbra e foi escultor régio durante os reinados de D. José I, D. Maria e de D. joão VI.

Particularidades

O património artístico do Museu Nacional de Machado de Castro é formado por diversas colecções que testemunham a riqueza da Igreja e a importância do mecenato régio, às quais foram ligadas as mais significativas obras de arte e alfaias religiosas do acervo. O seu espólio foi ainda enriquecido com diversas outras aquisições, legados e doações efectuados por particulares.
Destaca-se a escultura monocromática ou polícroma, em pedra e madeira, ilustrando através de numerosas obras-primas o labor das melhores oficinas flamengas e, igualmente, a evolução das escolas portuguesas, ao longo da Idade Média até ao final do século XVIII. Contudo, os núcleos de ourivesaria, pintura, cerâmica e têxteis impõem-se com igual importância e representatividade para a arte importada e no panorama da produção nacional.
O Museu foi alvo, recentemente, da requalificação e ampliação dos espaços arquitectónicos e museológicos, um projecto da autoria do arquitecto Gonçalo Byrne.

Estado de conservação

bom estado de conservação
Contactos
Museu Nacional Machado de Castro
Largo Dr. José Rodrigues
3000-236
Coimbra
Telefone: 239 853 070 / 239 823 727
Fax: 239 853 079
E-mail: mnmachadodecastro@imc-ip.pt
Web: http://mnmachadodecastro.imc-ip.pt
Coordenadas: N: 40º12'44, W: 8º25'3
Como chegar até nós
Insira a sua localização
Horários
Outubro a Março:
3ª a Dom. e feriado: 10h00-12h30 / 14h00-18h00

Abril e Setembro:
3ª a Dom. e Feriado: 10h00-18h00

Encerra à 2.ª, 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro

Nota: Autocarro: 1A, 1F, 34, 103
Deixe o seu comentário
Onde Ficar Alojamento na Bairrada
Alegre Hotel Bussaco
Luso, Mealhada
O Hotel Alegre é um boutique hotel histórico, familiar e intimista, localizado nas Termas de Luso, no sopé da romântica Mata do Buçaco, um refúgio de...
Quinta Vale do Cruz
Barrô, Águeda
Garanta a sua estadia num ambiente vínico e numa quinta onde nenhum detalhe é esquecido.
Palace Hotel do Bussaco
Luso, Mealhada
O último palácio dos Reis de Portugal transformado no hotel mais lendário de Portugal, e num dos mais belos e históricos hotéis do mundo, bastião da...
Hotel das Termas da Curia
Tamengos, Anadia
Belíssimo Resort com Hotel, TermaSpa e Parque arborizado.

É através dos 5 sentidos que o convidamos a experienciar todas as nossas ofertas...
  • Instituição
  • Desenvolvido por