Voltar

Pelourinho de Ançã

Ançã, Cantanhede

Apresentação
É um monumento de interesse público assim classificado por decreto a 11 de Outubro de 1933. Todo em pedra de Ançã, com cerca de cinco metros de altura, trata-se, segundo o historiador Dr. Jaime Cortesão, de um pelourinho barroco.

Estado de conservação

Quando os pelourinhos se encontravam danificados pelo tempo, eram substituídos. Deverá ter sido o que se passou em Ançã, pois este pelourinho apresenta características setecentistas, tendo sido reconstruído em 1875 ou 1876, a expensas do prior resignatário da vila, Rev. José Carlos de Paulo.

Observações

Em Ançã, o pelourinho foi erguido junto ao Paço do Marquês de Cascais, antigo donatário da vila, e apresentava na altura ferros, hoje desaparecidos.
O pelourinho de Ançã é composto por uma plataforma quadrangular, que está de acordo com o polígono do degrau de acesso. Sobre a plataforma ergue-se a coluna do pelourinho, com secção inferior quadrada e rusticada, e secção superior cilíndrica e lisa, sem decoração. Sobre o fuste ergue-se o capitel, sem ábaco, e ornamentado com folhas de acanto. Apresenta cerca de 5 metros de altura.
Contactos
Pelourinho de Ançã
Largo do Pelourinho
3060 Ançã

Coordenadas: N: 40º16'23, W: 8º31'21
Como chegar até nós
Insira a sua localização
Deixe o seu comentário
Onde Ficar Alojamento na Bairrada
Quinta Vale do Cruz
Barrô, Águeda
Garanta a sua estadia num ambiente vínico e numa quinta onde nenhum detalhe é esquecido.
Hotel As Américas
Glória, Aveiro
O Hotel as Américas é um Espaço com identidade própria, (Art Nouveau & Design). Onde a excelência dos serviços combinada com o Glamour e qualidade,...
Palace Hotel do Bussaco
Luso, Mealhada
O último palácio dos Reis de Portugal transformado no hotel mais lendário de Portugal, e num dos mais belos e históricos hotéis do mundo, bastião da...
Hotel das Termas da Curia
Tamengos, Anadia
Belíssimo Resort com Hotel, TermaSpa e Parque arborizado.

É através dos 5 sentidos que o convidamos a experienciar todas as nossas ofertas...
  • Instituição
  • Desenvolvido por