Voltar

A Confraria dos Enófilos da Bairrada celebra a região cerimónia XL Grande Capítulo, no Palace Hotel do Bussaco

30 NOV 2018
A Confraria dos Enófilos da Bairrada, a mais antiga Confraria nacional em atividade, realizou no passado dia 24 de novembro o seu quadragésimo Grande Capítulo, no Palace Hotel do Bussaco, juntando mais de 150 enófilos numa cerimónia que entronizou 16 confrades efetivos, dois confrades de mérito e um confrade de honra.

 A Confraria dos Enófilos da Bairrada é uma associação fundada em 1979, por insignes homens e mulheres da região, que visa a defesa, promoção e divulgação do vinho da Bairrada, sendo, atualmente, a mais antiga Confraria nacional em atividade. Uma das atividades desta Confraria é a organização do seu Capítulo anual, que desde a sua primeira edição toma lugar no Hotel Palace do Buçaco.

Este ano a cerimónia, realizada no passado dia 25 de Novembro, teve como momento solene a entronização do Confrade de Honra, pessoa de destacado mérito e com apreço pelos vinhos da Região Bairrada - o Jornalista Júlio Magalhães.

Mais de cento de cinquenta enófilos aceitaram o convite para partilhar um momento tão nobre para a região, o XL Capítulo da Confraria dos Enófilos da Bairrada, e assistirem à entronização como Confrades de Mérito do Município de Anadia e Maria Generosa Ferreira Catarino pelo contributo inestimável que tem dado à confraria, região, ao vinho. Durante o jantar, e a acompanhar o tradicional cabrito assado, foram servidos vinhos Bairrada das quatro décadas que se pretende comemorar e que reforçam o esforço da confraria na proteção e valorização dos vinhos da região.

A cerimónia foi abrilhantada pelo grupo musical ?Presto Duo? que aliou a sua excelente prestação com a tradição do Palace Hotel do Bussaco antes e durante o jantar. Este Capítulo é também marcado pelo início das comemorações dos 40 anos da Confraria e da criação da região demarcada, tendo sido apresentadas algumas das atividades que se realizarão em 2019, em parceria com a Comissão Vitivinícola da Bairrada, Rota da Bairrada, Academia do Vinho e o Círculo Cultural de Música da Bairrada.

É ainda de salientar o desenvolvimento de conferências e colóquios, concertos e exposições focados na história da região, bem como o lançamento de um vinho comemorativo criado pela Confraria, em parcerias com vários produtores da região.

Onde Ficar Alojamento na Bairrada
Curia Palace, Hotel, SPA & Golf
Tamengos, Anadia
A maior experiência de resort histórico de Portugal. Convenientemente localizado à saída da A1 na Mealhada, um dos mais belos e lendários hotéis de...
Hotel das Termas da Curia
Tamengos, Anadia
Belíssimo Resort com Hotel, TermaSpa e Parque arborizado.

É através dos 5 sentidos que o convidamos a experienciar todas as nossas ofertas...
Quinta de São Lourenço
São Lourenço do Bairro, Anadia
A Casa da Quinta de S. Lourenço, integrada numa exploração agrícola, desfruta de uma paisagem característica da região demarcada da "Bairrada",...
Palace Hotel do Bussaco
Luso, Mealhada
O último palácio dos Reis de Portugal transformado no hotel mais lendário de Portugal, e num dos mais belos e históricos hotéis do mundo, bastião da...
  • Instituição
  • Desenvolvido por