Voltar

Dinamismo da Bairrada em lançamento da marca-região e evento Aqui na Bairrada

16 SET 2019
A 14 e 15 de Setembro, dias que vão ficar na memória da região
Os dias 14 e 15 de Setembro de 2019 vão ficar para memória futura da Bairrada, uma região que soube ?transformar o barro em tijolo? e que este ano celebra 40 anos de demarcação vitivinícola. Tendo como ponto de partida a cultura da vinha e do vinho, a Comissão Vitivinícola da Bairrada e a Rota da Bairrada souberam unir esforços para criar uma marca agregadora e identitária da região. Assistiu-se à sua apresentação na manhã de Sábado e, logo de seguida, à sua primeira aplicação no Aqui na Bairrada - Beber e Saborear. O evento foi aclamado, em uníssono, por expositores e visitantes.

A organização e produção do ?Aqui na Bairrada? esteve a cargo da Comissão Vitivinícola da Bairrada, da Rota da Bairrada e do Município de Anadia, contando com o apoio da entidade Turismo do Centro de Portugal e do Instituto da Vinha e do Vinho. O conceito criativo do espaço foi desenvolvido pela empresa bairradina Pedro M. Silva - Creative Way.

Esta foi a primeira edição do Aqui na Bairrada - Beber e Saborear, mas a sua génese remonta a 2013, ano em que a Comissão Vitivinícola da Bairrada desafiou os produtores de vinhos da região a fazer uma mostra de espumantes e vinhos em casa. A eles juntaram-se os sabores, tendo ganho o nome de Encontro com o Vinho e Sabores - Bairrada. Em 2017 assumiu a designação de ?Bairrada Vinho & Sabores' e passava a ser bienal.

Num momento de partilha, em que curiosos e enófilos têm o privilégio de estar frente a frente com os produtores, que cheios de entusiasmo e orgulho lhes apresentam os seus vinhos, imperava mudar de local ? até então no Velódromo de Sangalhos ? e apostar num evento mais acolhedor e intimista, a lembrar as típicas adegas e o espírito da Bairrada, uma terra de bem-receber. O interior do recente Pavilhão de Desportos de Anadia reunia todas as condições e foi o palco eleito para aquela que foi a melhor edição de sempre. Uma aposta ganha, em que os resultados superaram todas as expectativas. 

Quinta de São Lourenço Espumante 2008 em destaque no Concurso de Espumantes e Vinhos

No âmbito do ?Aqui na Bairrada - Beber e Saborear? realizou-se a edição de 2019 do ?Concurso de Espumantes e Vinhos Bairrada?. Feitas as contas, o vinho mais pontuado foi o Quinta de São Lourenço Espumante branco 2008, das Caves do Solar de São Domingos, tendo arrecadado a Grande Medalha de Ouro.

A concurso, e perante um painel de jurados de 15 provadores, estiveram quase 70 referências, entre espumantes, vinhos tranquilos brancos e vinhos tintos. A qualidade desta edição foi bastante elevada; a comprová-lo o facto dos néctares premiados ? valor que corresponde a 30% da amostra ? terem alcançado, todos, medalhas de ouro: 2 espumantes com estágio até 24 meses; 9 espumantes com estágio igual ou superior a 24 meses; 3 brancos e 7 tintos. Não houve medalhas de prata.

 Bairrada lança marca agregadora e identitária

 Terra de bairros e de barros, moldada pela vontade da natureza e pelo romantismo do homem, com um clima temperamental e um terroir autoral, a Bairrada é uma região de Bagas e de pessoas únicas. Um blend acetinado por uma centralidade preciosa na geografia identitária de Portugal. Berço de oiro de espumantes pioneiros e vinhos sentimentais, onde a água é a rainha e o leitão é o rei, de uma história de perdas e conquistas da nossa Portugalidade. Terra do que descansa nas memórias e nas caves e adegas, ou onde se pedala a alto rendimento entre o empreendedorismo científico e industrial e a tradição agrícola. Terra de matas de encantar e de cerâmicas que revestem o mundo. Bairrada, mais que um território, um sentimento Bairradino que se desenha ao longo de oito municípios ? Anadia, Águeda, Aveiro, Cantanhede, Coimbra, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos ?, entre o mar e as serras da Lousã, do Bussaco e do Caramulo. Bairrada, Terras de Bem-viver.

Na Bairrada acaba de nascer uma marca agregadora e identitária da região, com o objectivo de afirmar a Bairrada como uma centralidade nacional - o centro de bem-viver. Onde Portugal inteiro vai para comer, onde o mundo inteiro vai para bem-viver. Uma marca-região percursora do empreenturismo. O desafio da sua criação foi lançado pela Comissão Vitivinícola da Bairrada e pela Rota da Bairrada à Ivity Brand Corp, a prestigiada empresa de criação e gestão de marcas co-fundada por Carlos Coelho e Paulo Rocha.

A marca remete para um monograma de traço curvilíneo baseado no pairing formado pelas letras R e B e representativo, por sua vez, de R?egião e de B?arro ou B?airro, palavra que dá origem ao nome desta região: Bairrada. Com a assinatura Terras de Bem-viver, a nova identidade afirma a região no Centro do País, como epicentro do Bem-Viver.

Esta é uma marca de múltiplos Bem ? enquanto terras de bem-beber, bem-comer, bem-receber, bem-pedalar e bem-estar ? representada por uma linguagem muito própria criada à semelhança do traço curvilíneo do monograma da Bairrada, com uma ilustração específica para cada múltiplo de Bem. A simbologia integra a garrafa em Terras de bem-beber, o leitão em Terras de bem-comer, o copo em Terras de bem-receber, a bicicleta em Terras de bem-pedalar e a fonte em Terras de bem-estar.

Uma marca que nasce da cor da terra e que se desmultiplica em tons de grenat-Baga, em azul-termas, em rosa-espumante, em mostarda-vinha e em verde-natureza. Uma marca de apego bairradino à nossa terra bem-amada, que conta histórias de bem-viver, e que bem-inspira o nosso futuro. Um marca que projecta o futuro da Bairrada, numa melodia visual que faz o pairing entre pessoas e cultura, entre indústria e desporto, entre história e natureza, entre gastronomia e paixão vínica. Uma marca de raiz clássica e de alma jovem, de uma terra de especialidades com garantia, certificada pelas suas diferenças. Da Bairrada é bom, da Bairrada é bem-viver.

Documentos relacionados
Onde Ficar Alojamento na Bairrada
Palace Hotel do Bussaco
Luso, Mealhada
O último palácio dos Reis de Portugal transformado no hotel mais lendário de Portugal, e num dos mais belos e históricos hotéis do mundo, bastião da...
Hotel Astória
, Coimbra
O mais antigo, emblemático e central hotel de Coimbra, que proporciona uma estadia de forte carácter ao sabor do ambiente original dos Dourados e...
Hotel Moliceiro
Vera Cruz, Aveiro
Em pleno centro da Cidade, romântico, familiar, e de design cuidado, esta unidade vive em harmonia com a envolvente zona de verde e de água, frente...
Hotel das Termas da Curia
Tamengos, Anadia
Belíssimo Resort com Hotel, TermaSpa e Parque arborizado.

É através dos 5 sentidos que o convidamos a experienciar todas as nossas ofertas...
  • Instituição
  • Desenvolvido por