Voltar

Mealhada e Rei dos Leitões eleitos pela revista WINE - A Essência do Vinho

30 JAN 2017
Bairrada ganha 'Melhor Destino Gastronómico' e 'Restaurante com Melhor Serviço de Vinhos'
Créditos da Foto: Revista Wine

Tal como no cinema e televisão a nível mundial, no sector do vinho e da gastronomia em Portugal os primeiros meses do ano são de consagração e celebração; sucedem-se as galas e atribuição de prémios. Na passada sexta-feira foi a vez da revista WINE - A Essência do Vinho revelar os seus 'Melhores do Ano 2016'. A Bairrada voltou a ocupar um lugar de relevo ao arrecadar dois galardões: o de 'Melhor Destino Gastronómico' e o 'Restaurante com Melhor Serviço de Vinhos', atribuídos à Mealhada e ao Rei dos Leitões, respectivamente.

Escrito nas páginas da WINE, pode ler-se 'Digam o que disserem, este é um verdadeiro case study. Há aldeias, vilas, cidades e regiões que são conhecidas por uma determinada tipologia gastronómica, lugares que motivam viagens gastronómicas (...), mas dificilmente haverá outro lugar onde um prato [leitão assado em forno a lenha] é pretexto suficiente para romarias diárias a dezenas de restaurantes.'. Este lugar é a Bairrada e a referência acontece a propósito da eleição da Mealhada como 'Melhor Destino Gastronómico do Ano 2016'. Uma região que beneficia de uma localização privilegiada, com boas acessibilidades, e é atravessada por restaurantes porta sim, porta sim, várias vezes literalmente apinhados de ávidos comensais.

Um desses restaurantes é precisamente o Rei dos Leitões, eleito por ter o 'Melhor Serviço de Vinhos do Ano 2016'. Fundado em 1947, ocupa o número 17 da EN1 - Avenida da Restauração. Liderado por Licínia Ferreira (proprietária) e Paulo Rodrigues, prima por uma oferta gastronómica e vínica de excelência, aliada a um serviço extremamente competente e atento ao detalhe. O leitão é protagonista, mas a carta surpreende pela diversidade de carnes, peixes e mariscos, e pela presença de pratos vegetarianos.

'A carta de vinhos é completíssima, das melhores que conhecemos em Portugal. É grande, enorme em todos os aspectos: está organizada por regiões e em cada região por ordem decrescente dos preços [que são justos]. (...) As temperaturas são correctas, os copos estão adequados aos diferentes tipos de vinhos, há decanters', constata a WINE.

'A Bairrada está ali presente, mas não existe a tentação de limitar as escolhas a um âmbito regional, o que se aplaude e é diferenciador face à concorrência das proximidades. (...) Paulo e Licínia estão de parabéns pela grande atenção e dedicação que prestam ao vinho. E ajudam-nos a provar que também na restauração tradicional é possível existir um serviço de vinhos de grande nível e destacar-se um profissional [o escanção Pedro Santos] para dele se ocupar em exclusivo.'., acrescenta a publicação especializada que celebrou 10 anos no respectivo evento.

Onde Ficar Alojamento na Bairrada
Hotel Moliceiro
Vera Cruz, Aveiro
Em pleno centro da Cidade, romântico, familiar, e de design cuidado, esta unidade vive em harmonia com a envolvente zona de verde e de água, frente...
Hotel Cabecinho
Arcos, Anadia
Hotel moderno com situação privilegiada na região do Vinho e do famoso Leitão à Bairrada.
Conforto, intimidade, eficiência e bom acolhimento é o...
Palace Hotel do Bussaco
Luso, Mealhada
O último palácio dos Reis de Portugal transformado no hotel mais lendário de Portugal, e num dos mais belos e históricos hotéis do mundo, bastião da...
Hotel Paraíso
Oliveira do Bairro
Hotel Paraíso esta situado no centro da cidade de Oliveira do Bairro, Região da Bairrada / Centro de Portugal, próximo dos nós da auto-estrada...
  • Instituição
  • Desenvolvido por