O último palácio dos Reis de Portugal transformado no hotel mais lendário de Portugal e num dos mais belos e históricos hotéis do mundo, bastião da arte de bem receber desde 1917. Num enquadramento paisagístico de perfeição absoluta que lhe é conferido pela majestosa e bucólica Mata Nacional do Buçaco.
Distância dos Espaços Bairrada
Espaço Curia: 16,2km - 23min
Espaço Oliveira do Bairro: 24,6km - 31min
No fabuloso e lendário palácio, construído em 1885, para os últimos reis de Portugal, está instalado, desde 1917, o Palace Hotel do Bussaco.
Localiza-se a norte de Coimbra, a 2h de Lisboa e 1h do Porto, no interior da Mata Nacional do Bussaco, ex-líbris botânico e natural de Portugal. Esta imensa floresta, plantada e murada pela Ordem dos Carmelitas Descalços, no 1º quartel do séc. XVII, para nela instalarem um deserto espiritual de contemplação e reflexão mais perto do Criador, possui espécies vegetais do mundo inteiro, algumas gigantescas - além do célebre e imponente Cedro do Bussaco - e proporciona inúmeros e inesquecíveis passeios pedestres em contacto estreito com a natureza, com passagem por deslumbrantes fontes, ermidas e miradouros. A sua Via-Sacra e o Convento de Santa Cruz conferem igualmente a este local ímpar e bucólico um ambiente raro da maior paz e serenidade.
No centro deste conjunto paisagístico e arquitectónico único na Europa, o Palace Hotel, verdadeiro palácio real no mais fascinante estilo neo-manuelino, idealizado pelos últimos Reis de Portugal num rasgo de genialidade autêntica no mais puro estilo romântico dos Saxen-Coburg-Gotha, está sumptuosamente mobilado e decorado com inúmeras obras de arte, magníficos frescos, valiosos quadros e a melhor colecção de painéis de azulejos do séc. XIX representando a Epopeia dos Descobrimentos Portugueses narrada por Camões e a Batalha do Bussaco, da autoria dos maiores mestres, entre demais motivos histórico-culturais portugueses do séc. XIX. São dignos de realçar os incríveis frescos que nos remetem para o ambiente digno de reis e rainhas, além de todo o minucioso e riquíssimo rendilhado em pedra de Ançã, como adorno de fundo a todo o palácio.
A majestosa sala de jantar do Palácio, outrora cenário de importantes banquetes reais, é hoje em dia um dos melhores e mais refinados restaurantes de Portugal, quer quanto ao serviço quer quanto às especialidades gastronómicas de autor ao gosto regional e toda a tradição da velha cozinha internacional que propõe e ainda quanto à sua garrafeira própria, constituída pelos exclusivos vinhos do Bussaco de renome mundial, e de referência máxima em todos os principais guias de vinhos internacionais.
Uma estada no Palace Hotel do Bussaco corresponde a uma experiência única que importa não perder. Cabeças coroadas, chefes de estado, políticos, gentes das artes e das letras e do mundo empresarial refugiam-se no Bussaco para apreciados momentos de evasão e de retempero do corpo e da alma.
Um espírito único de autenticidade que nos é dado pela floresta circundante e demais características apontadas, criam, a quem alguma vez nele se instalou, uma viva saudade da perfeição encontrada e do recolhimento usufruído.
Bem-vindo a uma experiência única que importa ser vivida a todo o custo.
Num enquadramento paisagístico de perfeição absoluta que lhe é conferido pela majestosa e bucólica Mata Nacional do Buçaco, ex-líbris botânico da região, com todo o seu passado religioso e militar que se respira passo a passo, surge apoteoticamente o Palácio Hotel, em esplendoroso estilo neo-gótico, como concretização dos sonhos mais fantasistas de um Rei visionário que, à semelhança dos ideais românticos dos seus primos alemães, edificou o mais fantástico e genuíno "palácio real de conto de fadas em pleno bosque encantado".
A longa tradição da grande hospitalidade portuguesa, gastronomia de autor na fabulosa sala de banquetes reais, e uma adega mítica constituída pelos mundialmente aclamados Vinhos do Bussaco, mis-en-bouteille au château.
Uma experiência única e genuína para concretizar os melhores sonhos.
Mata do Bussaco,
3050-261 Luso
Portugal