Antiga Quinta do Pombal, uma quinta agrícola, cuja primeira referência surge, no século XIV. É a Rainha Santa Isabel que pede para que se faça um canal para levar a água, de duas nascentes, desde a quinta até ao Mosteiro de Santa Clara.
Uma das nascentes passou a ser conhecida por “Fonte dos Amores” e o canal por “Cano dos Amores”, por ter, segundo a lenda, transportado as missivas amorosas trocadas entre D. Pedro (neto da Rainha Santa Isabel) e D. Inês de Castro.
A outra nascente é a chamada “Fonte das Lágrimas”, local onde a lenda, resultado de uma construção poética, começada por Luís Vaz de Camões, em Os Lusíadas, faz brotar da fonte as lágrimas que Inês chorou antes de esquartejada. O sangue ficou preso às rochas do leito da fonte, tornando as águas avermelhadas ainda hoje!
Aquando da Guerra Peninsular, António Maria Osório Cabral de Castro, antepassado dos atuais proprietários, deu guarida ao Duque de Wellington, de quem era seu ajudante de campo. Ao longo dos anos este espaço foi sofrendo algumas alterações como por exemplo a criação do jardim romântico (1850) com espécies exóticas, a construção de uma porta e janela neogóticas e conceção de um anfiteatro: “Colina de Camões”.
A Quinta das Lágrimas é muito mais que apenas um hotel de Charme. Ao conforto dos seus quartos e salas, alia-se um passado histórico e uma lenda de amor que se perde no tempo. Foi aqui que, no século XIV, se viveram os amores proibidos do Príncipe Pedro por uma linda donzela galega chamada Inês de Castro.
Conta a lenda que foi na Quinta das Lágrimas que Inês chorou pela última vez, ao ser trespassada pelos punhais dos três fidalgos aos quais o pai de Pedro, o Rei Afonso IV, ordenara a sua morte. O sangue que então derramou ainda hoje dá cor às pedras da fonte que nasceu das suas lágrimas.
O palácio possui inúmeras salas e varandas que oferecem perfeitos retiros de leitura e conversa. A biblioteca, forrada a painéis de madeiras exóticas, possui milhares de livros antigos que contam a história de Portugal e da família que hoje, como no passado, recebe os hóspedes nesta casa feliz com lágrimas.
Restaurante
A nossa cozinha utiliza os produtos tradicionais desta região para criar receitas de sabor único pelas mãos do Chefe Vítor Dias.
Golfe
A Quinta das Lágrimas possui uma academia de golf liderada por profissionais PGA e especializada no treino de jogo curto.
Jardins
A Quinta das Lágrimas é um verdadeiro museu vegetal com uma coleção de jardins de nível mundial: romântico, Japonês, medieval, de cheiros, horta orgânica e uma extensa mata.
Bamboo Garden SPA
O Bamboo Garden Spa alia a melhor estética moderna a princípios ancestrais de equilíbrio entre corpo e mente.
Piscina exterior
O hotel tem uma piscina exterior de água doce que está a funcionar entre Maio e Outubro.
Verão:16 Mar. a 15 Out. de 3ª a Dom. das 10h-19h
Inverno: 16 Out. a 15 Mar. de 3ª a Dom das 10h-17h
Rua António Augusto Gonçalves
3041-901 Coimbra
Portugal