Categoria: Património Mundial
O atual complexo académico começa a ser construído em 1954, segundo o projeto dos arquitetos Alberto José Pessoa e João Abel Manta. Constituídas por um conjunto de vários edifícios, nos quais se congregam variados serviços – cantinas, bares, ginásio, teatros, salas de ensaio e edifício das secções culturais e desportivas, as novas instalações académicas revelam claramente a rutura estilística do “classicismo monumental” adotado na Alta universitária. JARDINS DA AAC Construídos no local onde se erguia a Casa da Quinta da Ribela dos Priores de Santa Cruz, a disposição dos novos edifícios da Associação Académica de Coimbra acabaram por criar um espaço de jardim, sem provocar o abate de árvores, permitindo, deste modo, uma requalificação do espaço segundo esboço paisagístico de Manuel Ferreira da Costa Cerveira. De forma geométrica regular e com a utilização discreta de diferentes materiais, em todas as superfícies arquitetónicas: madeira, vidro, estruturas metálicas, foi instalado um equipamento urbano que pretende ser totalmente reversível.
Mural das atividades culturais da academia
Promovido pelo Estado Português, com projeto de João Abel Manta que o desenhou sobre cartão, em 1958, tendo decorrido a execução em azulejos, em 1960, na Fábrica Viúva Lamego. Estes painéis representam as atividades da Associação Académica, nomeadamente cinema, dança, fotografia, grupos corais, imprensa, leitura, rádio, orfeão e teatro académico.
Painéis do traje académico da Universidade de Coimbra
Conjunto de sete painéis exibindo cenas com a evolução do traje académico da Universidade de Coimbra. Os painéis foram encomendados, a Abel Manta, pelo Estado Português, no âmbito da construção do edifício da Associação Académica de Coimbra e inaugurados em 1961.
Ler maisRua Padre António Vieira, 1
3000-315 Coimbra