Voltar

Casa da Escrita

Coimbra, Coimbra
Guardar

Casa da Escrita

Coimbra, Coimbra
Apresentação

A Casa da Escrita, conhecida como Casa do Arco, situa-se na rua Doutor João Jacinto, adquirida em 1883 aos Viscondes do Espinhal, por aquele lente da Faculdade de Medicina, bisavô de João José Cochofel.
A casa foi adquirida e requalificada pela Câmara Municipal e transformada na Casa da Escrita, dedicada, agora, à promoção da escrita e à divulgação do livro e da leitura, em estreita articulação com outras áreas da cultura.
João José Cochofel integrou e fomentou a primeira geração de escritores do neorrealismo coimbrão. Foi um ilustre poeta, ensaísta, crítico literário e musical e figura incontornável do neorrealismo português. O seu nome está profundamente ligado à renovação da cultura portuguesa no que ela significa de empenhamento social e político, de militância cívica e afirmação ideológica, de busca de uma identidade coletiva.
Assim, em meados do século XX, aquela residência era palco de tertúlias, onde se reuniam intelectuais, pensadores e artistas como: Joaquim Namorado, Fernando Namora, Paulo Quintela, Afonso Duarte, Miguel Torga, Carlos de Oliveira, Álvaro Feijó, Vitorino Nemésio, Fernando Lopes Graça, Michael Giacometti, José Gomes Ferreira, Mário Dionísio, Arquimedes da Silva Santos, Eduardo Lourenço, Mário Soares e Maria Barroso, apenas para citar alguns – todos eles, com a sua irreverência, contribuíram para transformar a sociedade amordaçada daquele tempo.

Ler mais
Observações

Em todos os seus espaços, evoca a cena da escrita e apela à experiência da produção de textos, através de adereços, instrumentos (penas e tinteiros, canetas, máquinas de dactilografia, computadores), quadros pictóricos ou fotografias.A Casa da Escrita conta ainda com uma área de alojamento, que recebe periodicamente relevantes figuras da criação literária, sobretudo escritores estrangeiros, que participam em actividades na Casa e enriquecem o arquivo aberto com os textos aqui produzidos ou gerados. Mas nem só aí mora a escrita: todos os recantos e meios da Casa e do seu jardim destinam-se à relação operativa com a escrita por parte de quantos a ela se dirigirem e nela querem ler, pensar, dialogar e escrever (nos suportes informáticos ou nos tradicionais). A produção de textos acontece ora através da presença e do testemunho de escritores convidados, ora através do visionamento comentado de filmes (documentais ou ficcionais).

Horário

Horário de Funcionamento:

9H00-12H30 / 14H00-17H30

Particularidades

A Casa promove ainda diversificadas oficinas de escrita e conta com inúmeras realizações, autónomas ou em parceria com outras entidades, como a Associação Portuguesa de Escritores, o Plano Nacional de Leitura, entre outros.Corresponde-lhe agora um projecto de múltipla motivação do conhecimento e da prática da escrita um projecto que tem por horizonte a experiência da beleza da «escrita criativa» e da dignidade da «escrita funcional».

Casa da Escrita

Rua Dr. João Jacinto, nº 8
3000-225
Coimbra

239 853 590
http://casadaescrita.cm-coimbra.pt
Obter direções

Localização

Coimbra, Coimbra