Esculturas dos Simpósios Internacionais de Escultura de Cantanhede
Apresentação
Conjunto de esculturas trabalhadas ao vivo por artistas nacionais e estrangeiros, que legaram ao Município peças evocativas de algumas das mais significativas referências sócio-culturais do Concelho.
Observações
O principal objectivo do Simpósio Internacional de Escultura da Cidade de Cantanhede é celebrar a arte de trabalhar a pedra, uma actividade que constitui, desde há muitos séculos, uma tradição na zona sul do território. Criou-se assim uma importante manifestação pública de produção artística que tem permitido acompanhar o desenvolvimento do processo criativo de proeminentes escultores nacionais e estrangeiros na elaboração de obras simbolicamente associadas à designada pedra de Ançã, que ainda hoje é extraída das pedreiras localizadas numa vasta zona sul do Município, nomeadamente nas freguesias de Ançã, Portunhos e Outil.
Particularidades
As esculturas elaboradas no âmbito das várias edições do simpósio estão expostas nos espaços públicos e áreas de lazer do Concelho, o que não só as valoriza do ponto de vista estético, como as dignifica em termos patrimoniais.