Voltar
Página Inicial Visitar O Património e Cultura Festas, feiras e romarias de Coimbra

Festas, feiras e romarias de Coimbra

Coimbra, Coimbra
Guardar

Festas, feiras e romarias de Coimbra

Coimbra, Coimbra
Apresentação

Festas da cidade e da rainha Santa

As Festas da Cidade de Coimbra são um dos mais relevantes e aguardados eventos da agenda turística, cultural e desportiva do Município.

Realizadas anualmente nos primeiros dias de julho, as Festas da Cidade de Coimbra conjugam culto e lazer, turismo e cultura, rua e património, tradição e modernidade, partilha e cooperação, sem esquecer os concertos, em espaços emblemáticos da cidade, cuja adesão tem vindo a ser cada vez maior.

Além das iniciativas culturais, as Festas da Cidade de Coimbra incluem um vasto leque de atividades de promoção turística e desportiva, assumindo-se, desta forma, como uma organização partilhada, mobilizadora e dinamizadora. É essa particularidade que faz, também, com que esta celebração seja de todos e para todos.

Nos anos pares, o evento integra ainda as celebrações em honra da Rainha Santa Isabel, numa combinação de manifestações religiosas e profanas.

As históricas Festas da Rainha Santa Isabel comemoram-se há cerca de quatro séculos e, pelo prestígio da sua padroeira, têm conquistado milhares de devotos, no país e no estrangeiro.

Organizada pela Confraria da Rainha Santa Isabel, esta festa de cariz religioso inclui exposições, congressos, galas, missas e duas procissões de homenagem à Rainha Santa Isabel: a Procissão da Penitência, em que a imagem da padroeira é transportada da Igreja da Rainha Santa até à Igreja de Santa Cruz, e a Procissão Solene, que leva a imagem da Igreja de Santa Cruz até à Igreja da Rainha Santa.

 

Festas de fim de ano

O Fim de Ano em Coimbra é já um evento de referência no panorama nacional e um evento-âncora na agenda de programação turística e cultural do Município de Coimbra.

Tem vindo a afirmar-se como a grande festa do ano e atrai milhares de pessoas vindas de todo o país, esgotando a capacidade hoteleira e a restauração.

O evento tem o epicentro no coração da cidade – a Baixa de Coimbra – e o itinerário do evento divide-se por três palcos: Portagem, Praça do Comércio e Praça 8 de Maio. É um programa delineado para chegar a todos, para trazer muita animação a estes espaços e, claro, para fazer desta a grande noite do ano.

A diversificação das propostas assenta em três eixos fundamentais: bandas, dj’s e uma festa revival – propostas que percorrem vários estilos musicais. A tudo isto, soma-se um grandioso fogo de artifício sobre o rio Mondego, que é sempre um dos momentos mais aguardos pelo público.

 

Queima das fitas

É a maior festa Académica de toda a Europa e realiza-se em maio ao longo de oito dias, tantos quantas as Faculdades existentes na Universidade de Coimbra. Com um extenso programa de atividades desportivas e culturais, bem como diversas festas e concertos musicais, a Queima das Fitas marca o final das aulas antes da época de exames e é o culminar da vivência que os estudantes tiveram ao longo do ano. Para os finalistas é o adeus à Universidade e à vida de estudante, para os caloiros é a integração oficial na Academia. De uma vasta agenda de eventos são de destacar a Serenata Monumental e o Cortejo.

 

Festa das latas

Esta festa, também conhecida como “Latada” realiza-se em outubro e marca o arranque do ano letivo na Academia de Coimbra. Durante uma semana, uma série de eventos desportivos e manifestações culturais têm como objetivo dar as boas-vindas aos “caloiros” que acabaram de ingressar na Universidade. Esta festa inicia-se com uma serenata no Largo da Sé Nova, protagonizada pelos estudantes que integram grupos de fados.

 

Ler mais
Festas, feiras e romarias de Coimbra
Obter direções

Localização

Coimbra, Coimbra