Construção iniciada em 1675 por ordem do 1º Marquês de Marialva, D. António Luís de Meneses, em cumprimento de um voto feito durante a Batalha de Montes Claros, pertenceu à Província de Santo António e tomou a invocação de Nossa Senhora da Conceição.
A fachada exterior do edifício é bastante sóbria, com um arco abatido seguido de um pequeno átrio a que corresponde, no interior, o coro-alto. Os cunhais da frontaria apresentam cantaria de tipo rusticado, erguendo-se à esquerda a torre sineira, de construção mais recente.
No nicho da fachada do edifício está inscrita a data de 1733, que indicará, provavelmente, o ano em que foi concluído.
O interior é formado por capela-mor e nave com quatro altares, sendo dois colaterais: um dedicado a Nossa Senhora das Dores, do lado do Evangelho, outro, de invocação a Santo António, do lado da Epístola, junto ao qual está ainda o altar do Senhor da Cana Verde. A capela-mor tem um retábulo policromado com trono e as paredes revestidas de painéis de azulejos historiados representando alguns passos da Vida de Nossa Senhora.
Nota: Visitável mediante contacto junto do Turismo de Cantanhede.
Na entrada da igreja está uma escultura do primeiro Marquês de Marialva, onde pode ler:
"AQVI ESTA SEPVL/TADO O CORPO DO MAR/QVEZ DE MARIALVA.D. / ANTÓNIO LVIZ DE MENE/ZES QVE FALLECEO EM 19 /DE MAIO DE 1675 PE/DE A PIEDADE CHRISTAN / HVM PADRE NOSSO I / HVMA AVE MARIA PE/LA SVA ALMA?".
Rua Dr. António José da Silva Poiares
Cantanhede