Voltar
Página Inicial Visitar Património e Cultura Igreja da Misericórdia ou Convento de Santo António

Igreja da Misericórdia ou Convento de Santo António

Cantanhede
Guardar

Igreja da Misericórdia ou Convento de Santo António

Cantanhede
Apresentação

Construção iniciada em 1675 por ordem do 1º Marquês de Marialva, D. António Luís de Meneses, em cumprimento de um voto feito durante a Batalha de Montes Claros, pertenceu à Província de Santo António e tomou a invocação de Nossa Senhora da Conceição.

Observações

A fachada exterior do edifício é bastante sóbria, com um arco abatido seguido de um pequeno átrio a que corresponde, no interior, o coro-alto. Os cunhais da frontaria apresentam cantaria de tipo rusticado, erguendo-se à esquerda a torre sineira, de construção mais recente.
No nicho da fachada do edifício está inscrita a data de 1733, que indicará, provavelmente, o ano em que foi concluído.
O interior é formado por capela-mor e nave com quatro altares, sendo dois colaterais: um dedicado a Nossa Senhora das Dores, do lado do Evangelho, outro, de invocação a Santo António, do lado da Epístola, junto ao qual está ainda o altar do Senhor da Cana Verde. A capela-mor tem um retábulo policromado com trono e as paredes revestidas de painéis de azulejos historiados representando alguns passos da Vida de Nossa Senhora.

Horário

Nota: Visitável mediante contacto junto do Turismo de Cantanhede.

Particularidades

Na entrada da igreja está uma escultura do primeiro Marquês de Marialva, onde pode ler:
"AQVI ESTA SEPVL/TADO O CORPO DO MAR/QVEZ DE MARIALVA.D. / ANTÓNIO LVIZ DE MENE/ZES QVE FALLECEO EM 19 /DE MAIO DE 1675 PE/DE A PIEDADE CHRISTAN / HVM PADRE NOSSO I / HVMA AVE MARIA PE/LA SVA ALMA?".

Igreja da Misericórdia ou Convento de Santo António

Rua Dr. António José da Silva Poiares
Cantanhede

Obter direções

Localização

Cantanhede