O Colégio foi fundado por D. Frei Baltasar Limpo, bispo do Porto, que em 1540 mandou edificar na Rua da Sofia um colégio destinado aos clérigos que fossem estudar para a Universidade de Coimbra.
A Igreja, que data de 1597, é de nave única, com cobertura de abóbada com caixotões, e possui seis capelas laterais: do lado da Epístola dedicadas a Nossa Senhora do Carmo, São Bento e Nossa Senhora da Piedade e do lado do Evangelho dedicadas a São Francisco de Assis, Sagrado Coração de Jesus e Santa Maria Madalena. Na capela-mor destaca-se o retábulo maneirista de talha dourada, que conjuga estatuária e pintura, bem como azulejos, datados do século XVI.
Na sacristia pode ver-se uma Deposição de Cristo no Túmulo atribuída a João de Ruão. No século XIX o espaço do colégio foi cedido à Ordem Terceira de São Francisco, que ainda hoje aí permanece. O claustro, segue o modelo quinhentista conimbricense da Renascença de 1600 e enquadra-se na tipologia de claustros desenvolvida por Diogo de Castilho, tendo possivelmente sido traçado por este arquiteto.
Em 1547 foi doado à Ordem dos Carmelitas Calçados vindo a ser extinto, pela lei de 1834, passando para a Venerável Ordem Terceira de São Francisco, onde hoje se mantém instalada. Apesar de ter sofrido várias alterações o complexo do antigo colégio conserva painéis de azulejos originais bem como algumas pinturas.
Integra o bem Universidade, Alta e Sofia, classificado Património Mundial pela UNESCO, desde 2013.
O colégio já não desempenha a sua função original, estando sujeito a novos usos e reconfigurações.
09h00-17h00
A igreja apresenta traços de simplicidade típicos da ordem carmelita, com destaque para a harmonia das linhas arquitetónicas e elementos de devoção mariana.
Integra a paisagem patrimonial da Alta de Coimbra, classificada pela UNESCO, sendo um testemunho da herança religiosa da cidade.
A ligação à Ordem dos Carmelitas Descalços, com a sua espiritualidade centrada no silêncio, na oração e na contemplação, confere ao conjunto um caráter único dentro da rede de colégios religiosos.
O Colégio do Carmo foi fundado no século XVII para servir como espaço de formação para os Carmelitas Descalços. A Igreja, dedicada a Nossa Senhora do Carmo, complementava essa missão espiritual e educativa.
Ao longo dos séculos, o conjunto foi adaptado a novas funções, mas continua a ser uma referência no panorama histórico e religioso de Coimbra.
Rua da Sofia, 114
3000-389 Coimbra