Moinho de vento giratório, de madeira, tipo gandarês, um dos únicos moinhos de vento em funcionamento no distrito de Aveiro.
O presente moinho foi doado pelos seus proprietários ao Grupo Folclórico de Santo António de Vagos que o instalou no espaço museológico da Casa Gandaresa.
Este moinho pertence a uma tipologia muito comum na paisagem gandaresa de outros tempos, vulgarmente conhecida por “moinho judeu”. Eram moinhos que pertenciam a lavradores que os erguiam para moerem os seus próprios cereais.
Trata-se de um moinho de vento, com uma estrutura muito simples em madeira e telhado de zinco, assente numa base circular, sobre a qual se movem as rodas que o fazem girar, daí a designação de moinho giratório. A sua forma é aparentemente triangular, sendo ligeiramente arredondado no lado onde se encontra a porta de acesso ao interior.
Do mecanismo interior, destacamos a entrosga de madeira cujos dentes fazem acionar um carreto metálico, o casal de mós e a moega, também chamada de “gamela” de onde cai o cereal para a mó. A farinha cai para uma caixa de madeira.
No seu exterior pode observar-se o velame, composto por quatro velas triangulares em lona branca.
Atualmente, é o único exemplar de moinho de vento a funcionar no distrito de Aveiro, juntamente com o Moinho Ti Pascoal.
Ler mais