Voltar

Sé Nova

Coimbra, Coimbra
Guardar

Sé Nova

Coimbra, Coimbra
Apresentação

Categoria: Monumento|Local de culto|Património Mundial

 

O templo pertenceu ao colégio da Companhia de Jesus até à data da sua expulsão de Portugal, por Marquês de Pombal, em 1759. As obras iniciaram-se em 1598, mas a igreja só foi sagrada em 1640.

Estabelecido em 1542 pela Companhia de Jesus, foi o primeiro Colégio da Ordem em Portugal e o maior que existiu na cidade, também conhecido por Colégio das Onze Mil Virgens.

A sua finalidade era preparar missionários para todos os territórios descobertos e conquistados pelos Portugueses. Com a expulsão da Companhia de Jesus, de Portugal em 1759, os bens do Colégio foram anexados à Fazenda da Universidade. A igreja passou à categoria de Sé (Sé Nova) de Coimbra, em 1772. A parte colegial do edifício, com a reforma pombalina da Universidade, foi adaptada, entre 1773 e 1775, a novas funções: o Museu de História Natural, de alto valor histórico e científico.

Por este colégio, passaram homens de elevada craveira intelectual, como o famoso orador, escritor e missionário Padre António Vieira.

A fachada divide-se em duas fases distintas de construção e conceção mostrando quatro estátuas de santos jesuítas que lembram as raízes do edifício (Santo Inácio de Loyola, São Francisco Xavier, São Francisco de Borja e São Luis Gonzaga).

O interior do templo é em plano de cruz latina, com abóbadas de berço e uma cúpula no cruzeiro, com púlpitos quase no centro da igreja, numa conceção artística da Contra-Reforma. De entre os diversos pontos de interesse, destacam-se os retábulos das capelas laterais, os órgãos de gosto neoclássico e a pia batismal manuelina, da autoria de Pêro e Filipe Henriques.

Ler mais
Horário

De Segunda-feira a Sábado

10h00-17h00

Sé Nova

Largo da Feira dos Estudantes

3000-213 Coimbra

239 823 138
Obter direções

Localização

Coimbra, Coimbra