Voltar
Página Inicial Visitar Património e Cultura Via Sacra (Deserto dos Carmelitas Descalços)

Via Sacra (Deserto dos Carmelitas Descalços)

Mealhada
Guardar

Via Sacra (Deserto dos Carmelitas Descalços)

Mealhada
Apresentação
Com uma extensão de cerca de três quilómetros a Via Sacra do Buçaco é composta por vinte passos, correspondendo distintamente aos passos da Prisão e aos passos da Paixão e foi aberta por iniciativa de Manuel Saldanha, reitor da Universidade de Coimbra em 1644.
Horário
Horário de Verão
27 de Março > 30 Setembro
08H00 > 20H00

Horário de Inverno
1 de Outubro > 26 de Março
08H00 > 18H00
Particularidades
No inicio, as estações eram representadas por uma simples cruz de madeira e só mais tarde, em 1694 e 1695, foram estas estações rudimentares substituídas por capelas, desta vez por ordem de D. João de Melo, Bispo Conde de Coimbra.
Os passos eram representados por pinturas, mais tarde por figuras toscas de muito pouca qualidade e só no final do século XIX se pensou em reanimar a Via Sacra com figuras perfeitas, tendo sido encomendadas a Rafael Bordalo Pinheiro.
Os grupos escultóricos do artista, nunca chegaram porém a ser instalados no Buçaco e as imagens que ilustram hoje os passos da Via Sacra são do ano de 1938 e da autoria do escultor Costa Mota (sobrinho). São figuras de tamanho natural feitas em barro cozido que dão ao conjunto das capelas representativas da Paixão, grande equilíbrio e qualidade artística.
Via Sacra (Deserto dos Carmelitas Descalços)
Obter direções

Localização

Mealhada