Vagos é um dos novos destinos turísticos da Região Centro de Portugal.
Com uma localização de excelência, o mar, a floresta e a ria, Vagos oferece longos areais que o convidam a aproveitar o tempo que faz à beira-mar, a floresta, na sua essência pinhais, são ideias para um picnic e nas zonas protegidas pode passear e observar a natureza no seu estado mais puro. E porque não marcar um alojamento local para viver uns dias revigorantes e inspiradores?
O museu do Brincar, os passadiços, os passeios equestres e os trilhos de BTT são algumas das ofertas que lhe irão permitir aprender e descobrir Vagos. Venha só ou acompanhado, por miúdos ou graúdos, vai ver que vale a pena.
O que visitar
Em Vagos, não pode deixar de visitar as praias.
Existem três praias diferentes, a praia da Vagueira, a praia do Areão e a praia do Labrego. Nestas, pode realizar uma série de atividades e desportos.
Visite também as capelas e igrejas, os moinhos e azenhas, os parques e jardins para bem conhecer o património histórico deste município.
Experiências enoturísticas
Visite o Espaço Pop-Up Bairrada da Praia da Vagueira. Aqui poderá encontrar vinhos, espumantes e outros produtos regionais, realizar uma prova de vinhos ou, porque não, aproveitar o deck para beber um flute de espumante e aproveitar o tempo de Verão.
Museus
Museu do Brincar
Produtos e pratos típicos
Zona de terrenos férteis e águas ricas, Vagos tem acesso a produtos de excelência para preparação das suas especialidades gastronómicas.
A caldeirada de enguias, com uma cor e sabores únicos, é o prato mais emblemático desta zona. Mas há muito mais, os mariscos da ria, as papas de abóbora, a Chanfana e o Leitão, as Sainhas e as Favadas... Pratos quentes e robustos, há décadas preparados com a mesma arte e empenho, de forma a preservar as raízes e os sabores da região.
Nunca esquecer o peixe fresco, capturado nas águas do atlântico sempre que este o permite.
Eventos
Surf na Vila
Animar o Verão
Festival do Moliceiro
Night Drop
Festas de Vagos
Vagos Sensation Gourmet
Vagos Metal Fest
Feira da Abóbora
Feira da Batata Doce
RF Vagos Open - Word DanceSport Federation (WDSF) International Competition
Ler maisA não perder!
Venha conhecer uma aldeia de Portugal!
O Boco é uma pequena aldeia situada no concelho de Vagos, mais precisamente na Freguesia de Soza. A sua natureza amena propicia um dia-a-dia pautado pelo ritmo suave da natureza.
O Lugar do Boco é composto, essencialmente, por habitações antigas, a sua maioria possui características arquitetónicas da região da Gândara, refletindo a importância de uma das principais atividades económicas vividas neste território - a atividade agrícola.
Esta aldeia banhada pelo Rio Boco, património natural de elevado valor que está integrado em Rede Ecológica Natural (REN), Zona de Proteção Especial (ZPE) e Sítio de Importância Comunitária (SIC) e também por 3 levadas (Levada é a designação dada a um canal de irrigação ou aqueduto ladeado por um percurso pedestre) - Levada do Barreto, Levada dos Moleiros ou Levada do Meio e a Levada do Sul - que antigamente serviam de força motriz às azenhas. No Vale do Boco ainda é possível fazer o "Trilho das Levadas das Azenhas do Boco".
Nos dias de hoje contabilizam-se ao todo 14 pequenas azenhas e 3 moinhos de água (na sua maioria em ruínas), aqui eram moídos os cereais usados para o fabrico do pão e da broa. Em pleno funcionamento encontram-se duas azenhas - Azenha da Ti Luísa e Azenha da Fonte.
Rua da Saudade, n.º 90
3840-420 Vagos
Portugal
Posto de Turismo da Vagueira
Largo Parracho Branco, Praia da Vagueira
Sazonal
Telf.: +351 234 799 629
Email: turismo@cm-vagos.pt