Terra de sabores e aromas, Vagos é detentor de uma gastronomia de excelência, directamente ligada ao mar, à ria e à terra.
Das redes de pesca da Xávega sai o peixe fresquinho para confecionar as saborosas Caldeiradas de Peixe, os Escabeches e as tão típicas Fritadas de peixe. Pratos que trazem consigo impregnado o forte aroma a maresia característico da zona.
Do canal da Ria de Aveiro que invade Vagos, pequenos bivalves e crustáceos participam nos grandes banquetes de Mariscos. As famosas enguias são as protagonistas do prato mais afamado de Vagos, a Caldeirada de Enguias, de cores e sabores únicos.
São das terras férteis de Vagos que bons legumes crescem para acompanhar os Assados de Coelho, a Chanfana de Carneiro na Caçoila de Barro, as Papas de Abóbora com Rojões, Sarrabulho, Tripas de Vinho de Alho e Leitão à Bairrada.
A Broa Mimosa, típica da zona de Soza, acompanha os pratos e, para finalizar e adoçar o paladar, as sobremesas típicas são o Arroz Doce, Aletria, e papas de abóbora doces.