Dedicada a N. Senhora do Ó ou da Expectação, a Igreja Matriz de Ançã possui uma fachada de grande imponência, datada de 1812, e rica pelo aspecto arquitectónico e enquadramento paisagístico; arcos de entrada das capelas laterais de grande beleza arquitectónica e decorativa; retábulo principal em pedra de Ançã, raro no seu tempo.
No interior, a Igreja tem três naves, separadas por duas arcadas dóricas, de cinco arcos cada. O coro ocupa o primeiro tramo e é sustentado com três arcos frontais. O interior tem três naves, é do século XVII, mas os arcos foram renovados na era da inscrição.
A capela-mor tem abóbada pétrea, em painéis e as outras capelas ficam do lado do Evangelho.
A Capela do Baptistério (tem um arco de entradas onde foi posto um brasão de madeira e abóbada de painéis do século XVII). A Capela seguinte é igualmente do século XVII. Tem portal e arco de pilastras lavradas, abóbada de aresta, com florão central. O retábulo, do século XVII, é de quatro colunas.
Não se conhece a data da construção da Igreja Matriz de Ançã. Em dois nichos da capela-mor estão duas esculturas de pedra, da segunda metade do século XVI, representando S. Pedro e S. Paulo.