Voltar

Igreja Matriz de Vagos

Vagos, Vagos
Guardar

Igreja Matriz de Vagos

Vagos, Vagos
Apresentação

A grande reforma da atual Igreja Paroquial de Vagos, dedicada a São Tiago Maior, deu-se na segunda metade do século XVIII. Existem vestígios anteriores que datam de 1452, como é o caso da lápide cravada na parede no interior da igreja que esclarece a origem e o padroado, com inscrição em capitais romanas. O alargamento da EN109 motivou a demolição do corpo da igreja, em 1972, que incorporou alguns elementos da antiga igreja.

No interior, destacam-se obras de arte sacra que contam histórias: São Tiago (século XVI), símbolo da peregrinação a Compostela pelo litoral; Nossa Senhora do Rosário (século XVIII), junto ao presbitério; A imagem do Senhor da Agonia (século XIX) e um magnífico órgão de tubos alemão, inaugurado em 2005. Entre o património móvel, sobressai a custódia paroquial (séculos XVI-XVII) e a imagem de São Marcos (século XV). 
Mais do que um espaço de culto, esta igreja é um marco no Caminho de Santiago, como atestam as Inquirições de 1220, que a referem dedicada ao apóstolo São Tiago, sob padroado régio, com ligação à Ermitania de Santa Maria de Vagos e à presença templária. 
Essa ligação indica que Vagos foi um ponto relevante para peregrinos no Caminho de Santiago pelo litoral, mesmo que não fosse uma rota formalizada como hoje, mas sim parte de um sistema de itinerários medievais.

Ler mais
Igreja Matriz de Vagos

3840-410 Vagos

Obter direções

Localização

Vagos, Vagos