Voltar

Quinta de Baixo

Cantanhede
Guardar

Quinta de Baixo

Cantanhede
Apresentação

Com quase duas décadas de existência, a Quinta de Baixo situa-se no lugar da Cordinhã, Cantanhede.

Com solos argilo-calcários, terroir por excelência para a casta baga. Os 22 hectares de vinha dividem-se em três quintas com idades compreendidas entre os 10 e os 80 anos, situadas no famoso triângulo: Cordinhã, Ourentã e Cantanhede, zona de aptidão máxima reconhecida na viticultura da Bairrada.

A localização da adega numa encosta permite que o processo de vinificação seja realizado por gravidade. Esta é uma uma região de colinas suaves, soalheiras, com solos barrentos e argilo-calcários orientados a sul, o melhor habitat da casta Baga, que é a base dos vinhos da nossa marca Quinta de Baixo.

 

Distância dos Espaços Bairrada

Espaço Curia: 15,8km - 19min

Espaço Oliveira do Bairro: 27,6km - 32min

Ler mais
Horário

Visitas

Segunda a Sexta: 09h00-18h30 (Requer marcação prévia)

História

A Bairrada sempre foi uma região difícil, mas no nosso entender, tem potencial para ser o berço de vinhos elegantes, finos, cheios de carácter e personalidade.

A zona caracteriza-se por um clima fresco e húmido, com influência atlântica, proporcionando uvas de acidez elevada e baixa graduação alcoólica. Os solos são argilo-calcários ou arenosos e as castas brancas como a Maria Gomes, Arinto, Bical e Cercial têm um potencial fantástico. Nas castas tintas, predomina a Baga, onde assentam maioritariamente muitos dos vinhos desta região.

A paixão de Dirk pela Bairrada e pela Baga vem dos anos 90, altura em que não só fez vinhos na Casa de Saima e Bageiras, como também distribuiu vinhos da Casa Dores Simões e Gonçalves Faria.

Não fomos à procura do tradicional Bairrada, mas sonhámos com algo mais: interpretar os fantásticos solos calcários ligados às castas tradicionais à nossa maneira, como com a irreverente Baga.

Em 2010, a pretexto de uma experiência com a Filipa Pato, na produção de um vinho fortificado, em que Dirk se envolveu com entusiasmo, foi importante explorar as vinhas da Bairrada. Foi amor à primeira vista. Fez-se não só o vinho fortificado, mas também um Baga tinto, tal foi a paixão. O resultado foi animador e, em 2011, fez-se cerca de 2.000 litros já na Quinta de Baixo, com a simpática autorização do Jorge e do Sérgio.

Já não havia recuo possível e, a partir de Janeiro de 2012, a Niepoort passou a tomar conta das vinhas e da adega, tendo em vista uma parceria com o Jorge e o Sérgio.

A ideia era ir conhecendo melhor a personalidade bairradina, mas porque se acreditava totalmente nas potencialidades desta região, a Niepoort acabou por assinar a compra da Quinta de Baixo no dia 28 de Dezembro de 2012.

Foi um grande desafio, mas mais uma motivação para se criar algo especial, algo tipicamente bairradino, mas com alma Niepoort.

Quinta de Baixo

Rua Professor Joaquim Pires dos Santos, 28

3060-260 Cordinhã

Portugal

231423180
info@niepoort.pt
Obter direções

Localização

Cantanhede